A/C Vossa Excelência Senador Renan Calheiros
Presidente do Senado FederalA/C Vossa Excelência Deputado Federal Henrique Eduardo Alves
Presidente da Câmara dos Deputados
A/C Senhor Francisco Dornelles
Presidente Nacional do Partido Progressista (PP)
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), entidade sindical de segundo grau, e Sindicatos filiados, manifesta ao Congresso Nacional, moção de repúdio contra o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) por sua conduta ao expressar a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) que “eu não a estuprava porque você não merece” durante sessão no plenário da Câmara dos Deputados.
A FNE repudia qualquer tipo de violência (física, psicológica e/ou sexual) e incita-la em um espaço de poder como o Câmara Federal é de extremo desrespeito não só com a deputada Maria do Rosário, mas com os milhões de mulheres brasileiras que convivem, infelizmente, com situações de agressão e são expostas a humilhações e descaso quando tentam registrar tais abusos.
A Enfermagem é composta, em sua maioria, por mulheres. Personagens essas que são as principais vítimas de assédio sexual e moral nos locais de trabalho e nos demais espaços de convívio. E a FNE não admite que representantes políticos desrespeitem uma mulher e indiretamente, afete tantos outros milhares.
Por fim, essa ofensa também atinge toda sociedade brasileira que luta diariamente para combater esse mal e não se tornar vítima, mais um número nas estatísticas policiais.
É absurdamente contraditória a atitude de Vossa Excelência deputado Jair Bolsonaro diante do seu próprio projeto de lei que aumenta a pena contra os crimes de estupros. Qual a coerência em punir os crimes desse tipo se, no discurso inflamado V.Ex.ª o incita?
Fica aqui registrado o total repúdio ao deputado federal Jair Bolsonaro e seu discurso discriminatório e violento.