A Federação Nacional dos Enfermeiros - FNE realizou nos dias 27 e 28 de abril de 2012, as Plenárias Estatutárias, Ordinária e Extraordinária, para prestação de contas do exercício de 2011, plano orçamentário do exercício de 2012, e apresentar ao plenário, as substituições e vacâncias dos cargos da entidade.
O evento contou com a participação dos Sindicatos de Enfermeiros filiados à FNE, como Alagoas, Bahia, Ceará, Espirito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe, que trouxeram em suas delegações, Enfermeiros dirigentes e associados das entidades sindicais.
A Tesoureira em exercício, Mônica Armada, apresentou aos delegados na Plenária Ordinária (27.04), onde e como foram aplicados os recursos financeiros da entidade em virtude dos trabalhos realizados pela Direção no decorrer de 2011, prestação de contas que foi aprovada pelos delegados representantes das entidades filiadas. “ Nunca se viu tanto trabalho desenvolvido nesta Federação, como aconteceu em 2011”.
No período da tarde, os delegados contaram com a presença da Coordenadora Geral da Regulação e Negociação do Trabalho em Saúde, do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde, Miraci Mendes Astun, que explanou sobre a importância das lutas da FNE, do trabalho desenvolvido no ultimo ano, e ainda sobre as questões da Enfermagem diante do Governo Federal, acerca do PL 2295/00, 268/02 (Ato Médico), entre outros. “Estou extremamente feliz, por ver este auditório cheio. Há muitos anos não víamos a categoria tão organizada”. “Tenho acompanhado todas as atividades da FNE, e sei que vocês estão fazendo jus a esta Direção”, enfatizou a representante do Ministério da Saúde.
O Plano Orçamentário de 2012 foi apresentado, tendo em vista todos os trabalhos a serem realizados neste período pela FNE, que também teve aprovação do plenário.
Na manhã do dia 28, iniciou-se a Plenária Extraordinária, convocada para apresentação ao plenário, das vacâncias e substituições dos cargos diretivos da FNE. Declaradas as renúncias de Edson José da Cruz (ES), Diana Oliveira de Luna (SE), Luciana Maria Lino de Moura. Confira as substituições e alterações aprovadas neste evento: