#SomosTodasConceição: campanha pede respeito e combate ao assédio moral
A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), entidade sindical de segundo grau, e sindicatos filiados, luta há mais de 30 anos pelos direitos dos trabalhadores em todo o Brasil.
Mais do que lutar por direitos, a FNE luta por respeito e valorização dos milhares de enfermeiros que dedicam seus dias e noites no cuidado do próximo prestando uma assistência de saúde com qualidade e segurança, ainda que por muitas vezes sob condições precárias das instituições.
E por entender que o respeito ao ser humano é essencial para vivermos em sociedade é que a FNE lança a campanha #SomosTodasConceição, em defesa da enfermeira Conceição de Cássia Cardoso, de Recife (PE), vítima de assédio moral por um médico em um hospital privado do município.
Na época (2016), Conceição procurou o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Pernambuco (SEEPE) buscando apoio e orientação jurídica sobre os atos de agressão ocorridos.
Porém, a presidente do SEEPE, Berenice Garces, foi intimada a prestar esclarecimentos na Delegacia Especializada do Idoso, após ser acusada de utilizar o vídeo viralizado – em que mostra nitidamente a agressão versão do profissional contra a enfermeira – como forma de depreciar e causar injúria contra este médico. Uma total tentativa de silenciar Conceição e Berenice, de intimidar e fazê-las desistirem do processo aberto contra ele.
Para surpresa e indignação de todos, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CREMEPE) arquivou o processo administrativo, ação repudiada pela FNE e pelo SEEPE que, em conjunto entraram com recurso solicitando sua reabertura.
Todas essas atitudes só reforçam ainda mais o assédio moral vivido por ambas as profissionais!
Conceição sofreu, foi desmoralizada e teve seu trabalho colocado em questão por um profissional que deveria entender que a saúde é realizada em equipe, onde ninguém é superior a ninguém.
Berenice, no exercício do seu papel de líder sindical, sofreu a tentativa de ser calada ao defender a enfermeira.
A FNE repudia veementemente todo e qualquer ato de assédio moral, violência laboral ou ação que venha a desqualificar o enfermeiro.
#SomosTodasConceição quer conscientizar os milhões de trabalhadores que somente com união e luta podemos defender nossos companheiros de trabalho. #SomosTodasConceição é uma luta contra o assédio moral.
Conceição e Berenice não irão se calar, muito menos desistir de serem respeitadas como seres humanas e profissionais qualificadas que são.
E a FNE permanecerá cada vez mais forte em sua defesa!