Veja a lista de deputados que votaram a favor do SUS
A Câmara dos Deputados aprovou, no dia 10 de fevereiro, em segundo turno, a PEC do Orçamento Impositivo, que obriga a União a repassar cerca de 1,2% de sua receita corrente líquida às emendas parlamentares individuais de cada deputado ainda este ano. Parte desses recursos deverá ser aplicados em saúde, mas irão drenar o orçamento do SUS, já que serão contabilizados como gasto na área, mas não será controlado pelo Ministério da Saúde.
Entidades ligadas à Saúde e membros do fórum de Entidades da Reforma sanitária, como o Cebes, se posicionam contrárias à PEC que deve retirar do orçamento da Saúde valores que variam de R$ 7 bilhões a R$ 10 bilhões. O Cebes selecionou, na lista oficial de votação, publicada no site da Câmara, o nome dos 44 deputados que votaram a favor da manutenção do orçamento do SUS (contrários à PEC-358), por um sistema universal, integral e equânime como garantido pela Constituição Federal.
Deputados presentes: 471
Votaram Sim: 427 (a favor da medida que retira recursos do SUS)Votaram Não: 44 (contrários à medida que reduz o orçamento da saúde). O nome dos deputados que votaram “Não” segue abaixo.